terça-feira, 5 de junho de 2012

A importância da água no Pole Dance


Existe um fato quase que universal na prática de exercícios físicos: Todas nós iremos suar durante uma atividade física. É fisiológico.


É óbvio que existiram diferenças entre as pessoas, nas aulas de Pole Dance, tem meninas que suam mais e outras menos, umas transpiram muito nas mãos e faz escorregar mais na barra, afinal de contas existe a individualidade biológica, mas todas irão suar.  
E de onde vem tanto suor, tanta água? A água presente no suor é oriunda da nossa corrente sanguínea, do nosso sangue.

Juntamente com outras substâncias, como o sódio por exemplo, ela é eliminada pelos poros de nossa pele, tendo como finalidade a manutenção do equilíbrio térmico durante o exercício, ou seja, mantêm nossa temperatura corporal dentro dos parâmetros interessantes para o organismo, evitando assim uma hipertermia. 
Nosso organismo necessita de água para funcionar. Nossas funções fisiológicas possuem relação direta com a concentração de água em nosso corpo, por isso a importância de mantermos uma ingesta constante de líquidos durante a prática física. Indica-se que sejam ingeridos por volta de 250 ml de algum líquido a cada 15 min de atividade física, dando preferência logicamente à água. Muitos utilizam bebidas isotônicas no lugar de água, o que por um lado é bom, pois além de existir a reposição da água ocorre também uma reposição eletrolítica. 
Entretanto, para quem deseja emagrecer isto não é aconselhado, já que tais bebidas possuem glicose em sua receita, fazendo com que o organismo use-a como energia ao invés da gordura armazenada.
A água tem outras importantes funções como por exemplo, o melhor funcionamento de nossos intestinos e a digestão em geral, , a manutenção de uma pele saudável e menos enrugada, manutenção do metabolismo num funcionamento adequado, grande importância na respiração e no equilíbrio ácido-base. Com tudo isso, concluímos claramente que é importante a ingestão de água durante e após a atividade física, principalmente em dias com temperaturas elevadas, protegendo assim nosso organismo de futuros problemas, e potencializando o resultado de nossos treinos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário